Calendário Editorial – Tutorial com Passo a Passo
Calendário Editorial é fundamental para se manter a organização dos conteúdos. Nesse artigo vou te mostrar passo a passo de como criar um calendário editorial. Dessa forma, você irá produzir conteúdo de forma organizada.
Você quer aprender como criar um calendário editorial?
Quer saber como criar conteúdos de forma estratégica?
Deseja melhorar a sua organização na hora de produzir conteúdos?
Então, se a sua resposta foi sim para a maioria dessas perguntas, te convido a ler esse artigo até o final para não perder nenhuma dica e começar a criar hoje mesmo o seu calendário editorial.
Contents
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CRIAR O SEU CALENDÁRIO EDITORIAL?
Primeiramente você deve conhecer as dores e os desejos da sua PERSONA.
Desta forma, você irá criar as suas linhas editoriais, com todos os assuntos que interessam a sua Persona.
Você precisa ter a sua Persona bem definida para poder criar as linhas editoriais de forma estratégica.
Dessa maneira, é muito importante deixar bem definido qual será o formato dos seus conteúdos. Se vai ser vídeo, artigos, post, pin, entre outros.
O QUE É UM CALENDÁRIO EDITORIAL?
É a organização da sua pauta de conteúdos que serão publicados, com as datas, horários, e as frequências.
Podendo ser elaborado semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, tem que existir uma estratégia.
Com isso, você deve deixar definida a sua programação de conteúdos e os locais onde você irá fazer as suas publicações.
POR QUE CRIAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL?
Para te ajudar na organização dos seus conteúdos, com ele você já saberá qual cronograma e quais conteúdos você irá precisa criar.
Depois disso, conseguirá ver quais são os tipos e formatos de conteúdos que estão sendo produzidos.
Dessa forma, você pode testar quais conteúdos deram mais certos.
Além disso, você vai ter um histórico de todas as suas produções de conteúdos e poderá fazer uma análise de toda a sua produção de conteúdo.
QUAL LOCAL POSSO CRIAR O MEU CALENDÁRIO EDITORIAL?
Você pode utilizar o TRELLO, o Google Agenda ou até mesmo anotar no seu caderno, se organize da maneira que você achar mais adequada.
DEFINIR ONDE IRÁ PRODUZIR OS SEUS CONTEÚDOS
Existem diversos lugares que você poderá estar produzindo os seus conteúdos, você deve deixar definido já no seu calendário editorial quais são esses lugares.
Exemplos: Instagram: Feed, Lives, Stories, Reels, Igtv. Aulões no Youtube, Artigos no Blog, Pin no Pinterest, Conteúdos para grupos do Telegram.
PRINCIPAIS TIPOS DE CONTEÚDOS
Tutorial: Nesse tipo de conteúdo você ensina algo que você já sabe.
Motivacional: Geralmente nesse tipo de conteúdo você utiliza frases motivacionais.
História: Esse tipo de conteúdo é muito importante para gerar conexão com a sua Persona, nesse tipo de conteúdo você pode contar um pouco sobre a sua trajetória.
Suporte: Já neste conteúdo você oferece a sua ajuda através de conteúdos.
Prova Social: Com este tipo de conteúdo você mostra todos os resultados que você atingiu durante a sua trajetória.
MÃO NA MASSA
Depois disso, você vai definir para cada dia da semana ou para a semana toda uma linha editorial, um formato de conteúdo, e onde irá produzir esse conteúdo.
Por Exemplo:
Persona: Afiliado Iniciante, Linha Editorial: Como fazer a primeira venda, Tipo de Conteúdo: Técnico. Formato de Conteúdo: Post no feed do Instagram.
Enfim, você tem que produzir os seus conteúdos de forma estratégica, criar conexão com a sua audiência, educar os seus Leads, mostrar prova social, tudo isso através de seu conteúdo, todos os seus conteúdos devem ter um objetivo final.
Espero que você tenha gostado, desse conteúdo.
E se você quer ter ideias de como criar conteúdos de valor te convido a ler esse artigo —-> Curso Conteúdo Apaixonante – Melhore Sua Criação de Conteúdo.
Abraços,
Stefanie Freitas
0 Comentários